Paralelo entre o filme: “A Conquista do Paraíso” e a leitura de “A descoberta da América” de Tvzevetan Todorov
Solicitado pela profª; Sayonara Andrade
O filme: ”A conquista do Paraíso-1492” trata da chegada de Cristóvão Colombo a América de maneira bem coerente com a história “A descoberta da América”, escrita por Tzevetan Todorov.
A descrição feita tanto no filme como no livro sobre Cristóvão Colombo é de um homem persistente na busca da realização de um sonho: chegar as Índias; as dificuldades encontradas na travessia do Oceano Atlântico bem como as necessidades que os passageiros tinham ao empreender uma jornada em um tempo em que o irreal tomava conta da mentalidade das pessoas e até mesmo o fato de não saber o dia provável da chegada deixada todos com uma insegurança sobre o que o futuro iria trazer, o que motivava principalmente essas viagens era a esperança de ficar rico, a glória de uma grande descoberta, o começo de uma nova vida. A chegada na nova terra que Cristóvão Colombo achou ser as Índias, apesar de todas as diferenças que encontrou baseado nas informações prestadas por Marco Pólo foi na visão eurocêntrica a chegada em um paraíso, pois a diferença em relação ao mundo em que viviam eram muitas, principalmente porque a Europa estava saindo da peste negra, Colombo como um grande estudioso que era da natureza ficou encantado com tudo que aqui existia incluindo também os nativos,a mudança do colonizador em relação aos chamados índios ocorreu que quando ao retornar na segunda viagem não encontrou os que haviam ficado o que despertou medo e insegurança aos que estavam chegando,o que fez com optassem por tomar medidas violentas e foi com muito tato que Colombo conseguiu que olhassem com olhares menos vingativo,só que não foi uma paz muito duradoura pois a procura por riquezas era uma busca constante o que levou ao massacre e a escravização dos índios muitas vezes com o consentimento da Igreja Católica.A ilusão que havia chegado as Índias foi constante na vida de Colombo,engano que só foi desfeito por Américo Vespúcio que recebeu como prêmio o nome do novo mundo em sua homenagem:América.
Tanto no filme quanto no livro existem muitas coisas em comum, fato que dificulta achar divergências, significando que o filme foi muito bem elaborado, partindo integralmente da leitura do livro.
COLEGA, AINDA NÃO TIVE O PRAZER DE VÊ ESSE FILME ,MAS ATRAVÉS DESTA LEITURA DESPERTOU O MEU INTERESSSE , DEVE SER MUITO BOM.DEPOIS QUE EU ASSISTIR A GENTE COMENTA .
ResponderExcluirTanto o livro como o filme apresenta-nos muitas novidades a respeito da saga de Colombo que são pouco divulgadas. Ótima escolha para esta sua postagem.
ResponderExcluirO filme, 1492 - A conquista do paraíso, é uma ótima ferramenta didática para utilizar nas aulas de história, além de traços ficcionais, ele também aborda vários conteúdos existentes na historiografia. Na minha opinião é um dos melhores filmes que retrata assuntos históricos.
ResponderExcluirEste artigo mostra a visão eurocentrica e a grande vontade de conquistar riquesas subjulgando uma civilização. Excelente este artigo, parabéns.
ResponderExcluir